Geralmente, as pessoas que tem a conta do Instagram e outras redes sociais hackeadas, foram expostas a vazamentos de dados, que é quando um “hacker” usa uma falha de segurança em um site para ter acesso ao banco de dados de usuários da empresa e expõe esses dados na internet, mais precisamente na “dark web”.
Com esses dados qualquer pessoa, mesmo com pouco conhecimento, pode invadir contas que você possui em outros sites, uma vez que a maioria das pessoas comete o “erro fatal” de usar a mesma senha em vários sites. Com isso, os invasores conseguem invadir sua conta no Instagram e outros sites de forma muito fácil.
Felizmente, é relativamente fácil descobrir se os seus dados foram expostos na internet, utilizando serviços como o Have I Been Pwned, que já mostramos anteriormente, ou então, o Mozilla Monitor, um serviço online gratuito que permite que você verifique se os seus dados, como e-mail e senha, foram expostos na internet.
Como funciona o Mozilla Monitor
Verificar se os seus dados foram expostos na internet utilizando o Mozilla Monitor é muito simples. Acesse https://monitor.mozilla.org, insira o email que deseja verificar e clique em “Obtenha uma verificação gratuita”.
Em seguida, ele solicita que você crie uma conta gratuita para usar o serviço. Você pode criar uma conta no site da Mozilla fornecendo e-mail e senha ou usar uma conta do Google ou da Apple para fazer login no site.
Após criar a conta, ele irá exibir o número de exposições de seus dados com o endereço de email verificado. Do lado direito ele exibe um gráfico com os dados mais expostos, como endereço de e-mail, senha e outros.
Para resolver os vazamentos, você pode clicar no botão “Vamos resolver” para seguir um passo a passo ou rolar a página para ver detalhes dos dados expostos, como site, informações vazadas e data do vazamento.
Particulamente, acredito que a melhor opção seja examinar a lista de sites. Clique na seta para baixo de um dos sites para ver quais dados foram expostos, como o endereço de e-mail, a senha, número de celular, etc.
Se a sua senha foi exposta, você deve trocar imediatamente a senha no site e, em todos os outros locais que você usa essa senha. Essa ação é necessária para impedir que invasores acessem a sua conta nesses sites.
Nas configurações do Mozilla Monitor você pode adicionar outros emails que deseja monitorar. Ele permite monitorar gratuitamente até 5 endereços de e-mail e também pode enviar “alertas” de vazamento por e-mail.
Principais recursos do Mozilla Monitor
- Verifica se os seus dados foram expostos na internet.
- Fornece orientações de como resolver os vazamentos.
- Envia alerta de novos vazamentos para o seu e-mail.
- Permite monitorar 5 contas de e-mail gratuitamente.
Considerações finais
Em resumo, o Mozilla Monitor é uma ótima opção para você descobrir se os seus dados foram expostos na internet. Ele é semelhante ao Have I Been Pwned, no entanto, ele fornece dicas para solucionar o vazamento.
Como usar o Mozilla Monitor
Acesse o site do Mozilla Monitor, insira o e-mail que deseja verificar e crie uma conta gratuita.

Olá! Prazer em conhecê-lo(a)! Sou o fundador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho há duas décadas com tecnologia e criei esses sites com um objetivo simples: ajudar as pessoas a resolverem problemas e também para apresentar opções gratuitas para você usar no PC e no smartphone. Fique à vontade para explorar e aproveitar o site! Se precisar de qualquer ajuda, é só chamar!