Criptografe arquivos via linha de comando com o Kryptor

Publicidade

Embora existam diversos programas de criptografia que ofereçam uma interface para você criptografar os seus arquivos, se você tem o hábito de usar a linha de comando, eu recomendo que experimente o Kryptor, um programa gratuito que lhe permite criptografar arquivos no computador a partir do Prompt de Comando.

Publicidade

Como funciona o Kyptor

Para usar o Kryptor, extraia o arquivo ZIP em seu computador e copie o arquivo Kryptor.exe para a pasta do seu usuário em C:\Users\SeuNome ou abra a caixa Executar (Win+R) e cole o comando %USERPROFILE%.

Uma vez feito isso, para utilizar o Kryptor, abra o Prompt de Comando e execute o comando kryptor -h para ver a lista de comandos e opções e ver alguns exemplos de como usar o Kryptor para criptografar arquivos.

Por exemplo, para criptografar um arquivo você deve usar o comando kryptor -e -p “caminho do arquivo” e a senha para criptografar o arquivo será solicitada em seguida ou kryptor -e -p 1234567 “caminho do arquivo”.

O arquivo original não é substituído, ele cria um arquivo criptografado “.bin”. Para descriptografar o arquivo, basta você executar o comando kryptor -d “caminho do arquivo.bin” e inserir a senha, quando for solicitado.

Você também pode criar uma chave para criptografar os seus arquivos usando o comando kryptor -g. Com isso, você pode criptografar os arquivos mais rapidamente, usando apenas kryptor -e “caminho do arquivo”.

É possível ainda criptografar pastas executando o comando kryptor -e “caminho da pasta” e, além disso, ele pode criptografar múltiplos arquivos ao mesmo tempo, com o comando kryptor -e arquivo1.txt arquivo2.jpg.

Principais recursos do Kryptor

  • Permite criptografar arquivos via linha de comando.
  • Criptografa rapidamente múltiplos arquivos e pastas.
  • Oferece opção de criptografar com senha e chave.
  • Pode criptografar também os nomes dos arquivos.

Como baixar o Kyptor

Acesse a página do programa e baixe a versão compatível com o seu sistema operacional.

Publicidade

Deixe o seu comentário: