Como mover programas para outro disco rígido

Publicidade

Se o disco rígido do seu computador está cheio ou você usa um disco SSD de pequena capacidade e está ficando sem espaço na unidade C, você pode mover os programas para uma outra partição ou disco rígido.

Nesse tutorial, vamos mostrar como você pode mover os programas da unidade C para uma outra partição ou disco rígido de forma que eles continuem funcionando normalmente, como se estivessem na unidade C.

transferir_programas_hd

Publicidade

Passo 1 – Mover a pasta do programa

A primeira coisa que precisamos fazer é mover a pasta do programa para outra partição ou disco rígido.

1. Crie uma pasta “Programas” no outro disco rígido ou partição. Por exemplo, se seu segundo disco rígido ou a partição usa a letra “D” em seu computador, crie a pasta “D:\Programas” para transferir os programas.

transferir_programas_hd_img1

2. Recorte a pasta do programa que está em “Arquivos de Programas” e cole dentro da pasta “Programas” do novo disco rígido ou partição. Essa pasta pode estar em “C:\Program Files” ou “C:\Program Files (x86)”.

Note que você deve recortar a pasta para que ela seja movida para o outro disco rígido e não copiá-la, uma vez que seu objetivo é liberar espaço na unidade C. Se você apenas copiá-la, a pasta original será mantida.

transferir_programas_hd_img2

transferir_programas_hd_img3

Passo 2 – Criar o link simbólico

Agora o que vamos fazer é criar um link simbólico para a pasta, que nada mais é que um atalho que fará o programa pensar que está na pasta “Arquivos de Programas”, quando na verdade está em “D:\Programas”.

Isso permite que você use o programa sem causar erros. Por outro lado, se você apenas mover a pasta do programa para outro disco rígido, a grande maioria dos programas apresentará erros quando for executado.

Para criar um link simbólico, basta abrir o Prompt de Comando como administrador e executar o comando abaixo, modificando o caminho da pasta de origem, assim como a unidade e caminho da pasta de destino.

mklink /J "C:\Program Files\Origem" "D:\Programas\Destino"

transferir_programas_hd_img4

Exemplo 1:

mklink /J "C:\Program Files (x86)\LibreOffice 5" "D:\Programas\LibreOffice 5"

Exemplo 2:

mklink /J "C:\Program Files\CCleaner" "D:\Programas\CCleaner"

Para confirmar que o link foi criado com sucesso, acesse a pasta em “Arquivos de Programas” na unidade C e você deve ver um atalho com o mesmo nome da pasta movida para o segundo disco rígido ou partição.

Clicando no atalho você terá a sensação que a pasta continua na unidade C. Assim como você, o Windows e o programa irão achar que a pasta está em “Arquivos de Programas” na unidade C e não “D:\Programas”.

transferir_programas_hd_img5

Como desfazer os links simbólicos:

1. Delete o atalho criado na pasta “Arquivos de Programas”

2. Copie a pasta de volta para o local original.

Nota: Em alguns casos, o programa pode estar em execução e você terá que finalizá-lo no gerenciador de tarefas para conseguir mover a pasta. Se isso não resolver, use um Live CD do Ubuntu para mover a pasta.

Publicidade