Se você possui um notebook antigo que não está usando mais porque ele é muito lento, você pode instalar o ChromeOS nele para dar uma vida nova para o notebook e usá-lo para navegar na web, usar aplicativos, etc.
O Chrome OS é um sistema operacional projetado para os laptops do Google (Chromebooks), que possuem especificações de hardware mais modestas. Isso o torna uma boa opção para revitalizar notebooks antigos.
Ele foi projetado para tarefas do dia a dia, como navegação na web, envio de e-mails e uso de aplicativos da web. A versão do Chrome OS para computadores (ChromeOS Flex) não oferece suporte a Google Play Store.
Como instalar o ChromeOS Flex em um notebook antigo
1. Em um computador Windows instale a extensão “Utilitário de recuperação do Chromebook” no navegador Google Chrome. Para isso, basta acessar a página da extensão e clicar no botão “Usar no Chrome” e depois em “Adicionar a extensão”. Você deve estar logado em sua conta Google no Chrome para fazer a instalação.
2. Clique no ícone do “Utilitário de recuperação do Chromebook” no menu de extensões do Chrome (ícone de chave de boca). Se não estiver vendo ele, clique no ícone de quebra-cabeças para abrir o menu de extensões.
3. Ele iniciará um passo a passo para a criação da mídia de instalação do Chrome OS. Note que você precisa de um pendrive ou cartão SD de 8 GB, ou mais, que possa ter seu conteúdo apagado para a criação da mídia.
4. Conecte o pendrive no computador e clique em “Vamos começar”.
5. Na tela seguinte, ele solicitará que você “identifique o modelo do seu Chromebook”. Clique em “Selecionar um modelo na lista e escolha a opção “Google Chrome OS Flex” e “Chrome OS Flex” e clique em “Continuar”.
6. Em seguida, você precisa selecionar o pendrive que deseja usar para criar a mídia de instalação. Clique na caixa de seleção e selecione o pendrive que conectou anteriormente no computador e clique em “Continuar”.
7. Por último, clique no botão “Criar agora” para criar a mídia de instalação do ChromeOS no pendrive. Ele irá baixar o sistema operacional ChromeOS e gravar os arquivos necessários para instalação em seu pendrive.
8. Uma vez terminado, conecte o pendrive em sue PC ou notebook antigo e inicie-o a partir do pendrive. Para fazer isso, pode ser necessário alterar a ordem de inicialização do PC na BIOS. Como cada fabricante possui uma configuração diferente, eu recomendo que você pesquise: “Como iniciar o computador Y pelo pendrive”.
9. Espere seu computador antigo iniciar o ChromeOS pelo pendrive. Como ele está iniciando o ChromeOS a partir do pendrive, esse processo pode demorar alguns minutos para ser concluído. Seja paciente e aguarde.
10. Uma vez iniciado, escolha o idioma “Português do Brasil” e o layout do seu teclado. Na tela seguinte, ele oferece opção de instalar o ChromeOS no computador ou testar o sistema operacional direto do pendrive.
11. Para realizar a instalação do ChromeOS em seu computador antigo, basta selecionar a opção “Instalar o ChromeOS Flex”, clicar em “Próxima” e seguir as orientações na tela pra concluir a instalação no computador.
Note que embora seja possível instalar o ChromeOS em uma grande variedade de computadores, é possível que ele seja incompatível com o hardware do seu computador. Isso pode limitar o seu funcionamento, como, por exemplo, placa de rede Wi-Fi ou placa de áudio incompatível, ou impeça a instalação, como processador incompatível. Você pode verificar informações sobre compatibilidade na página de ajuda do ChromeOS Flex.

Olá! Prazer em conhecê-lo(a)! Sou o fundador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho há duas décadas com tecnologia e criei esses sites com um objetivo simples: ajudar as pessoas a resolverem problemas e também para apresentar opções gratuitas para você usar no PC e no smartphone. Fique à vontade para explorar e aproveitar o site! Se precisar de qualquer ajuda, é só chamar!
Parabéns pelo tutorial.
Eu uso o Crome Os flex num core2duo de 2010 e funciona perfeitamente… ocupa bem pouco espaço no hd (o meu é um ssd).
Apenas para instalar impressora pode ser fácil ou no meu caso, uma brother wifi 1212w, um pouco complicado fiz o seguinte:
Adicione a impressora nas configurações onde ela detecta primeiro com o nome correto.
Como marca, selecione Brother, como modelo, escolha HL-1030 (talvez outros funcionem também)
Então, na página de edição avançada:
– No endereço IP, verifique se é o endereço IP/nome do host local correto, mas altere a porta de “:631” ou o que quer que esteja escrito para “:515”
– Escolha “Line Printer Daemon LPD” como protocolo
– no cue delete “ipp/print” ou o que quer que esteja escrito e substutua por: “binary_p1”
Salvar.