Como criar um plano de energia personalizado no Windows 11

Publicidade

O Windows 11 oferece, por padrão, 3 planos de energia, que permitem definir o que é mais importante para você naquele momento: prolongar a duração da bateria, melhorar o desempenho do sistema ou manter um equilíbrio entre ambos. Para a grande maioria das pessoas, esses três planos são mais do que suficientes.

No entanto, em algumas situações, pode ser útil criar um plano de energia personalizado. Talvez você queira um plano de energia com o brilho da tela, o tempo de suspensão e de desligamento da tela configurados de acordo com suas preferências. Veja a seguir como criar um plano de energia personalizado no Windows 11.

Publicidade

Como criar um plano de energia personalizado no Windows 11

Para criar um plano de energia personalizado no Windows11, usaremos o clássico Painel de “Control”. Você também pode seguir os passos deste tutorial para criar um plano de energia personalizado no Windows 10.

1. Clique no botão “Iniciar”, pesquise por “Painel de controle” e abra o “Painel de Controle”

2. Clique em “Sistema e Segurança” e abra as “Opções de energia”. Opcionalmente, você pode selecionar o item”ícones grandes” no menu suspenso “Exibir por” e, então, localizar e clicar no item “Opções de energia”.

3. Clique na opção “Criar plano de energia” exibida na barra lateral.

4. Selecione um plano de energia existente como base, defina um nome para o plano e clique em “Avançar”.

5. Defina as configurações de suspensão e vídeo e clique no botão “Criar”. Ao fazer isso, o plano de energia que você acabou de criar será definido automaticamente como o plano de energia em uso no computador.

6. Para personalizar configurações avançadas do plano, clique em “Alterar configurações do plano” e depois em “Alterar Configurações de Energia Avançadas”. É possível configurar o tempo de desligamento do disco rígido, opções de suspensão, USB, vídeo e placa de vídeo, PCI Express, energia do processador, bateria, etc.

7. Por fim, ele também salva o ajuste do brilho da tela do computador. Isso significa que, após ativar o plano, qualquer ajuste no brilho da tela será salva no plano atual. Assim, se você alternar para outro plano e depois, retornar para o plano criado, o brilho da tela será reajustado automaticamente para o valor que você ajustou.

Publicidade

Deixe o seu comentário: