O disco de recuperação é uma ferramenta bastante útil para limpar computadores infectados, uma vez que ele não é carregado com o sistema operacional e por isso não pode ser bloqueado pelos vírus e malwares.
Existem várias empresas, como a Kasperky e a Avira que oferecem um disco de recuperação para limpeza de computadores infectados. E agora, você também pode criar um disco de recuperação do antivírus Avast.
Como criar o disco de recuperação do Avast:
Para criar o disco de recuperação do Avast, você precisará de outro computador com Windows onde você pode instalar o Avast e um pendrive de no mínimo 500 MB ou de um CD para gravar o disco de recuperação.
1. Baixe o Avast Free Antivírus e instale-o em um computador limpo com conexão de internet.
2. Abra a interface do Avast e clique no menu “Configurações > Aparência > Instalar idiomas adicionais” e marque o idioma inglês (english). Depois que o idioma for instalado, troque o idioma do Avast para “Inglês”.
Essa passo é necessário porque estranhamente a opção de criação do disco de recuperação não funciona com ele em português, o processo é interrompido na etapa de criação da imagem do disco de recuperação.

3. Uma vez trocado o idioma do Avast para inglês, clique no menu Tools > Rescue Disk”

4. Agora, você precisa selecionar a mídia onde deseja criar o disco de recuperação. Se você for utilizar um pendrive, clique na opção “USB”. Para criar o arquivo ISO para gravar em CD ou DVD clique na opção “CD”.
Se você optar pela opção “USB” basta conectar o pendrive no computador. Caso opte pela opção de “CD”, ele irá criar um arquivo ISO que você pode gravar no CD/DVD usando o gravador do Windows ou o ImgBurn.

Em seguida, ele irá começar a baixar os arquivos para a criação do disco. Dependendo de sua conexão de internet, o download pode demorar bastante, uma vez que ele precisará baixar cerca de 1.5GB de arquivos.
A partir da barra de progresso, você pode acompanhar na tela a criação do disco de recuperação, desde o download das ferramentas, até a criação do disco. Assim que ele terminar de criar o disco, clique em “OK”.

Como usar o disco de recuperação do Avast:
Depois de criar o disco de recuperação do Avast, você precisará iniciar o computador infectado a partir da mídia onde ele foi criado, em vez de iniciar o computador pelo disco rígido interno com o Windows infectado.
Desligue o computador infectado, insira o pendrive ou o CD/DVD com o disco de recuperação do Avast no computador infectado, religue o computador e selecione a opção para iniciá-lo a partir do USB ou CD/DVD.
Para isso você precisa acessar o “menu de boot” do computador pressionando uma tecla durante a tela de boot. Essa tecla varia de fabricante para fabricante, e pode ser ESC, F5, F8, F9, F10, F11, F12, entre outras.
Uma vez que você conseguir acessar o menu de boot, você precisará selecionar a mídia onde está o disco de recuperação do Avast, que nesse caso será o pendrive (Removable Devices/USB) ou o drive de CD/DVD.

Assim que o computador for inicializado a partir do pendrive ou CD/DVD, uma mensagem será exibida para você pressionar qualquer tecla para iniciar o disco de recuperação do Avast. Portanto, pressione uma tecla.

Como examinar o PC usando o disco de recuperação do Avast:
Depois de iniciar o computador infectado a partir do disco de recuperação do Avast, você precisa examinar o computador. Você pode verificar todos os discos rígidos (padrão) ou escolher as pastas que deseja verificar.
Para iniciar a verificação do computador clique no botão “Start Scan”. Você pode acompanhar o progresso da verificação na janela e assim que ela for concluída ele irá exibir um relatório com os arquivos infectados.

O resultado da verificação mostra o número de arquivos verificados e o número de arquivos infectados que ele encontrou, o tamanho e opções para reparar os arquivos infectados automaticamente ou manualmente.
A reparação automática tenta remover o código malicioso dos arquivos infectados mantendo o restante do arquivo intacto e, se ele não conseguir reparar os arquivos, eles serão deletados do computador infectado.

Em resumo, o disco de recuperação do Avast é uma boa opção para limpar computadores infectados, mas o processo de criação do disco ainda tem algumas falhas e, o tamanho do download inicial é muito grande.
A boa notícia é que o download de cerca de 1.5 GB, é necessário apenas na criação do primeiro disco. Se você criar um disco de recuperação depois, ele irá baixar somente as definições de vírus para criar o disco.

Olá! Prazer em conhecê-lo(a)! Sou o fundador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho há duas décadas com tecnologia e criei esses sites com um objetivo simples: ajudar as pessoas a resolverem problemas e também para apresentar opções gratuitas para você usar no PC e no smartphone. Fique à vontade para explorar e aproveitar o site! Se precisar de qualquer ajuda, é só chamar!