Está desesperado por que deletou algum arquivo importante? Calma, ainda é possível recuperá-lo. Usando um programa de recuperação de dados como o Recuva, você tem grandes chances de recuperar o arquivo.
Nesse artigo vamos lhe ensinar a recuperar arquivos deletados usando o Recuva, um dos mais populares programas gratuitos para recuperação de arquivos deletados. Ele é muito fácil de usar e bastante eficiente.
Como recuperar arquivos deletados usando o Recuva:
1. Preparação
Baixe a versão portátil do Recuva, extraia o arquivo compactado ZIP para uma pasta e clique duas vezes no arquivo Recuva.exe. Se você estiver usando o Recuva no Windows 64 bits, clique no arquivo Recuva64.exe.

2. Procurando os arquivos deletados
Ao iniciar o Recuva será aberto um “Assistente” que lhe orienta durante todo o processo para recuperação de arquivos deletados do HD do computador, pendrive, cartão SD, etc. Clique no botão “Next” para avançar.

Na tela seguinte, escolha o tipo de arquivo que está procurando. Você pode procurar por todos os tipos de arquivos ou pesquisar um tipo específico, como Imagem, Música, Documento, Vídeo, Arquivo Compactado.

Agora informe onde o Recuva deve procurar arquivos deletados. Ele pode procurar em todo computador ou em dispositivos móveis (como pendrives e cartões SD), na pasta Documentos ou em uma pasta específica.
A melhor opção é sempre escolher um local para o programa procurar os arquivos deletados, uma vez que isso facilitará a busca pelo arquivo, mas se você não sabe onde ele estava, escolha a opção “I’m not sure”.

Clique no botão “Start” para iniciar a pesquisa. Se ele não conseguir localizar o arquivo que você desejava recuperar, repita os passos acima e marque a opção “Enable Deep scan” para fazer a verificação profunda.

3. Recuperando os arquivos deletados
Assim que a verificação for concluída, ele exibirá a lista de arquivos deletados encontrados que podem ser recuperados. Marque a caixa dos arquivos encontrados que deseja recuperar, e clique no botão “Recover”.

Em seguida, selecione onde deseja salvar os arquivos. Salve os arquivos sempre em um local diferente de onde eles estão sendo recuperados. Por exemplo, salve os arquivos deletados do disco rígido no pendrive.

Opção 2 – Usando o modo “Deep Scan”
Se você não teve sucesso usando o modo de recuperação padrão, você pode tentar recuperar os arquivos deletados com o modo “Deep Scan”, que faz uma verificação profunda para localizar os arquivos deletados.
Abra o Recuva e na tela do assistente, clique em “Next”.

Escolha o tipo de arquivo que deseja recuperar.

Selecione onde o Recuva deve procurar os arquivos deletados

Marque a opção “Enable Deep scan” para fazer a verificação profunda e clique no botão “Start”.

Note que o “Deep Scan” faz uma verificação profunda. Por conta disso, dependendo do tamanho do disco rígido, pendrive e do cartão SD em análise, a verificação pode demorar até várias horas para ser concluída.

Assim que ele terminar de realizar verificação profunda, marque a caixa dos arquivos deletados que deseja recuperar, clique no botão “Recover” e selecione o local aonde deseja salvar os arquivos que você marcou.

Por fim, se você não teve sucesso usando o Recuva, existem outros excelentes programa gratuitos para a recuperação de arquivos deletados. Leia também o artigo 10 programas para recuperar arquivos deletados.

Olá! Prazer em conhecê-lo(a)! Sou o fundador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho há duas décadas com tecnologia e criei esses sites com um objetivo simples: ajudar as pessoas a resolverem problemas e também para apresentar opções gratuitas para você usar no PC e no smartphone. Fique à vontade para explorar e aproveitar o site! Se precisar de qualquer ajuda, é só chamar!